As cubas de cozinha podem variar em relação ao tamanho, à forma, ao material, a presença ou não de furo para a torneira. Também variam os acessórios que cada cuba pode ter.
E além disso tudo, existem também dois tipos de instalação da cuba de cozinha: O sistema de embutir ou o sistema de sobrepor. E cada cuba já vem com o formato certo para ser instalada de um desses dois jeitos.
Existe também um tipo de cuba de cozinha que fica com a frente para fora da bancada, a cuba de fazenda ou “farm sink”. Essa é uma opção bem diferenciada.
A cuba de embutir é a mais tradicional, por isso mais facilmente encontrada, e com muitas opções. Ela tem esse nome porque fica toda embutida dentro da pedra. Na verdade, fica colada debaixo dela.
Já a cuba de sobrepor fica com uma borda aparente, apoiada sobre a bancada. Por isso ela é mais fácil de ser instalada.
Em relação à manutenção, a cuba de embutir é considerada como mais fácil de limpar. Isso porque na cuba de sobrepor as bordas podem acumular umidade ou alimentos, por isso precisam ser sempre limpas. Porém mesmo as de embutir precisam de algum cuidado de limpeza também, na junção com a bancada. Ela só fica com essa parte menos aparente, é essa a única diferença.
Mais uma diferença é o visual. As cubas de embutir ficam mais discretas, enquanto as de sobrepor ficam um pouco mais chamativas. Portanto a escolha depende do efeito pretendido. E também do quanto se pretende investir, os preços variam com os três modelos.
#cuba #cubadeembutir #cubasobrepor #cubafarmsink #qualcubaescolher #cozinha #uniqueroom#pousoalegre#lojaconceito